quarta-feira, setembro 4

Dorotéia, uma farsa irresponsável



No próximo dia 02 de agosto estréia a temporada do espetáculo Doroteia, uma farsa irresponsável, de Nelson Rodrigues, 1948, sob direção de Mariana Zanette. A peça será apresentada no Teatro Cia dos Palhaços e fica em cartaz de terça a domingo, as 20h00 até o dia 25 de agosto. Doroteia é um terror fantástico, tragicômico e grotesco, cheio de efeitos e surpresas na releitura feita por Mariana.


Doroteia, ex-prostituta que largou a profissão depois da morte do filho, procura ajuda da família, composta por três viúvas castas, preconceituosas e feias, Dona Flávia, Maura e Carmelita. Elas possuem uma deficiência que as impedem de enxergar pessoas do sexo masculino, a lenda da família acomete todas as mulheres, na noite de núpcias sentem a náusea, uma espécie de efeito colateral ao homem, todos invisíveis a elas. Encarnam o horror ao sexo, trazido pelas suas falas em diálogos que ocorrem numa casa que não tem quartos, só salas, revelando a impossibilidade da intimidade das pessoas, dos segredos de alcova, das relações de amor e da sexualidade. Ninguém dorme para não sonhar, não podem dormir para não sonharem porque os sonhos vêm carregados de pensamentos inconscientes, traduzidos em imagens que revelam o desejo que não podem sentir. Daí manterem-se alertas e vigilantes a qualquer aproximação daquilo que possa despertar nelas o desejo.

As irmãs exaltam a herança familiar, o cumprimento do destino nas mulheres da família, Maura e Carmelita são como ecos da D. Flávia, a única que recebe o título de “dona” e que é mãe de uma filha adolescente morta, Maria das Dores. Dizer-se feia, muito feia, é uma das formas de resposta ao incômodo de deparar-se com o vazio diante da falta do significante feminino. A beleza é o perigo, a perdição; é a degradação do feminino encarnada pela figura da prostituta culpada e arrependida, Dorotéia, que bate à porta da casa, bela! Ao contrário das mulheres da família, Doroteia é bonita, exuberante e não tem aversão aos homens, consegue vê-los, tocá-los e sentir prazer, as viúvas arrancam dela a confissão de que não teve a náusea familiar e que enxerga os homens desde menina. Em troca de abrigo, Dorotéia aceita se tornar feia e receber chagas. É o que esperam de Dorotéia, porque sendo também prima delas, deve ter recebido a mesma marca familiar. A filha morta, Maria das Dores, está para casar, receber a náusea para enfim ser enterrada, mas algo muda todo o percurso da história e uma nova maldição acaba por vir.

A peça trata de maneira muito peculiar assuntos sobre gênero, tabus e culpa, é um circo de horrores, em que o teatro, o circo e o cinema se fundem para contar uma história de terror familiar. O espetáculo conta com um elenco premiadíssimo; Ludmila Nascarella, Mariana Zanette, Marvhem Hd, Thadeu Perone, o acrobata John Salgueiro e a musicista Marcela Zanette que também assina a direção musical. A direção é de Mariana Zanette, cenografia e cenotecnia Aorelio Domingues e iluminação de Wagner Corrêa.

Serviço:
Dorotéia, uma farsa irresponsávelLocal: Teatro Cia dos Palhaços – Rua Amintas de Barros, 307Datas: de 02 a 25 de agosto de terça a domingo as 20h00Ingressos: 14,00 e 10,00 com bônus
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: