sexta-feira, fevereiro 1

Garibaldis e Sacis encerra pré-carnaval com apresentações durante todo o fim de semana

foto: Maringas Maciel

Depois de contagiar mais de 15 mil foliões em cada uma das duas últimas edições de Garibaldis e Sacis, no Largo da Ordem, o bloco encerra o pré-carnaval de 2013 fazendo dois trajetos durante o próximo fim de semana. A novidade é o sábado no Bairro Sítio Cercado, no domingo o tema invertido (mulher se veste de homem e homem se veste de mulher) encerra as atividades carnavalescas do Garibaldis e Sacis no tradicional Largo da Ordem. 

Através de conversas com a nova administração da Fundação Cultural de Curitiba, o Garibaldis e Sacis recebeu a proposta de descentralizar o bloco ao menos um fim de semana, tornando possível o antigo sonho de levar sua alegria aos bairros da cidade, no próximo sábado, 02 de fevereiro, o bloco vai ao Sítio Cercado, a ideia é nos próximos anos levar o Garibaldis a outros bairros também.

‘É sempre muito trabalhoso colocar o Garibaldis e Sacis na rua, pode não parecer, mas a preocupação com a segurança dos foliões deixa os integrantes do bloco apreensivos – mesmo sem demonstrar lá de cima do caminhão de som –‘, diz Marcel Cruz, integrante do bloco. Este ano as coisas foram diferentes, o diálogo com o poder público foi importante, o apoio das policias militar, civil e guarda municipal foi imprescindível para que a brincadeira fosse segura, com a presença de pessoas de todas as idades, classes, famílias inteiras, democratizando as ruas, perpetuando a alegria das marchinhas antigas, a integração do povo que participou enviando marchinhas ao concurso de marchinhas, promovido pelo bloco junto a RPC. Com mais infraestrutura, o Garibaldis e Sacis comprovou que o povo curitibano sabe brincar o carnaval. “Quando falamos, em nosso hino, em ‘levar nossa alegria por aí’, estamos propondo contaminar a vida com uma alegria festiva que nos traga força para realizarmos mudanças em nossas vidas e coragem para nos depararmos, diante das outras pessoas, com maior capacidade de compreendermos as nossas diferenças e semelhanças! Brincar no Garibaldis é unir os elos das nossas misturas, ir das fontes e forças das nossas florestas (saci) aos nossos mais recentes integrantes desta nação (europeus e asiáticos) cantando e dançando e rindo das nossas pluralidades!”, afirma Itaércio Rocha, presidente da ARCAG (Associação Recreativa Cultural Amigos dos Garibaldis e Sacis)

                                                                    foto: Julio Garrido


“Vamos levar nossa alegria por aí”

Garibaldis e Sacis existe desde 1999 e tem sua origem no Largo da Ordem, centro da cidade. Artistas ligados à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), ao Conservatório de Música Popular Brasileira, ao Teatro de Bonecos e ao Grupo Mundaréu, encontravam-se rotineiramente nos domingos de janeiro no Saccy Bar, centro histórico de Curitiba, para discutir a organização da festa. Numa destas reuniões foi eleito o nome do bloco, “Garibaldis & Sacis”, em alusão e homenagem ao itinerário idealizado. O ponto de partida seria o Saccy Bar e o ponto final do trajeto a Praça Garibaldi. “Agora é hora desta festa chegar a outros lugares da cidade. Entre os integrantes e simpatizantes do Garibaldis e Sacis há em primeiro lugar a defesa da cultura e arte para todos. Inclusive nosso hino começa assim: “Vamos levar nossa alegria por aí”, lembra Marcel Cruz.
  

A Festa no Sítio Cercado

Um dos mais populosos bairros da cidade, o Sítio Cercado foi o escolhido para 2013. Porém, tanto o Garibaldis e Sacis como a Prefeitura tem como meta levar o pré carnaval para outros bairros nos próximos anos. Segundo o Presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, uma das prioridades da atual gestão “é democratizar e descentralizar o acesso à cultura, resolvendo esta lacuna que temos nos bairros em Curitiba.” No sábado, o  Pré Carnaval inicia às 16 h na Rua São José dos Pinhais que fica paralela à Rua da Cidadania.  O início será na transversal Rua Nova Aurora e o término na Rua Gentio Portugal Tavares. Para o sábado, já está garantido o mesmo esquema de estrutura e policiamento que já ocorre nos domingos no Largo da Ordem

O esperado dia dos Invertidos

É uma tradição, o último domingo de bloco é o mais esperado pelos foliões, é dia de inverter, mexer com o imaginário, mulher se veste de homem e homem se veste de mulher. No próximo domingo, 03 de fevereiro, o bloco aguarda todos fantasiados para se despedir de mais um pré-carnaval em Curitiba, e comemorar o sucesso da festa popular na capital do Paraná.

Garibaldis e Sacis Trabalho o ano inteiro

Para que a festa seja possível muitas pessoas são envolvidas e o trabalho do Garibaldis e Sacis é realizado durante todo o ano. Além do bloco de carnaval, acontece também o Arraia da Anita e o Sarau do Saci, o Garibaldis promove também oficinas de batuqueiros durante boa parte do ano pelos integrantes do bloco. Já em março o Garibaldis e Sacis irá decidir as ações do ano de 2013, pretende expandir seu trabalho, estendendo as oficinas ao longo do ano também nas regionais, formando mais batuqueiros e espalhando a cultura popular pelos bairros de Curitiba, também é prevista a ceia natalina com os Garibaldis e Sacis.

                                                                   foto: Maringas Maciel


Agradecimentos
Sem a ajuda e o trabalho dessas pessoas o bloco não sairia às ruas; Itaércio Rocha, Marcel Cruz, Roseane Santos, Thayana Barbosa, Luiz Nobre (carioca), Melina Mulazani, Rogério Guiraud, Elisete Lunskovski (Nega), Letícia Martins, Leandro leal, Socorro Araújo, Julio Garrido, Maringas Maciel, João Le Senechal, Anaterra Viana, Ana Carolina Caldas, Priscila Maris, Ana Modesto, Vinicius Azevedo, Ary Giordani, Nello Romanov, Marcia Flores, Magda Flores, Carlyle, Alceu, Marina, Juca Esmanhoto, Sayro Caetano, Carlos Ferraz, fábio Flores, todos os técnicos do caminhão de som, motorista, os seguranças, Gerson Guerra, Wilson Silva Lirou, Igor Cordeiro, Marcos Cordioli, Jonny Stica.

A nossa bateria amada; PEDRO SOLAK,LEANDRO LEAL, LAIZE GUAZINA, RAFAELLA LEONEL, ROBERTO GUEDES, LETICIA MARTINS, FERNANDA DE MORAES, MAGDA FLORES, ANTONIO SALIBA, NAYAMIM MOSCAL, SAYRO CAETANO, LUIZ H. HERMANN, FABIO MACEDO, LUASSES S. SANTOS, GUI HANDA, RENATA DUTRA, CARMEN CALLADO, TIAGO LAITER, RICARDO KAMINSKI, ALINA LOPES, MARCOS GUIRAUD, GLADI SEBAJE, RODRIGO MENDES, ALMIR CARVALHO, MARIANA SOUZA, GUI MIÚDO, GABRIELA BRUEL, CAROLINE GIANOTTI, NORMA MULLER, ÁLVARO ANTONIO, EVERTON GONÇALVES, ZE RONALDO, ISRAEL MACHADO, FÁBIO FLORES, RICARDO MESSAGGI, LINCON, NELSON SEBASTIÃO, LIN EGAS, THIAGÃO, GUTO



Assessoria de Imprensa:
Ana Carolina Caldas: (41)92114915
Anaterra Viana: (41) 99065906
 

Nenhum comentário: